Mundo Fisio

COMO ESTA O MERCADO DE TRABALHO PARA FISIOTERAPEUTAS? O PROFISSIONAL QUE SE FORMA ENCONTRA BOAS OPORTUNIDADES?

Tags: de, mercado, trabalho

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Carolina,

A nossa profissão vem crescendo de forma exponencial. O problema é a situação sócio-econômica do Brasil, isto cria uma dificuldade para qualquer profissão no mercado de trabalho.

A fisioterapia atua em diversificados setores, são as nossas especialidades.

Felizmente existem ótimos profissionais buscando a excelência.

Portanto, boas oportunidades existem... a tendência é melhorar.

Um ponto importante para aumentar o reconhecimento da nossa profissão no mercado de trabalho é a divulgação frente aos "leigos". Dessa forma, a população em geral vai saber "Quando" e "Porque" procurar uma consulta com um Fisioterapeuta.

Responder esta

sinceramente?
não está nada fácil... eu me fomei no fim de 2007, e já enviei currículos para vários lugares e até hoje o que consegui foi só um trainee.
E assim mesmo sem admissões.
Estou fazendo pós em orto... para ver se melhora... mas parece que quanto mais qualificada, pior fica!
=/
estou muito triste com tudo isso...
estou tentando mudar minha situação... mas está complicado!
bjoos gnt
se alguém souber de alguma coisa q eu possa fazer... me ajudem!!

Responder esta

Não mesmo! Farei um ano de formada e tô ralando pra buscar meu lugar no sol. Hj n importa mais se vc tem graduação, precisa ter cursos de extensão pós graduação e QI, que conta mais que qq coisa!
Mas, não desisto da minha profissão!!! Acho ela linda, e mesmo ganhando merreca, vou trabalhar feliz e durmo com a sensação de que fiz o melhor pelos meus pacientes!

Abraços

Responder esta

olhe, concordo com o Paulo. O mercado não está bom pra o formato de profissional e serviço que estamos acostumados a ver e para o qual somos treinados na graduação. O perfil do serviço que esperamos ao sair da faculdade é aquele realizado em função de indicação médica e do plano da saúde. Para isso não tem mais espaço. Tal fato tb ocorre por conta do paciente achar que fisioterapia é algo complementar que só pode ser realizado qdo indicado por outro profissional como médico.

A divulgação das possibilidades da fisioterapia para os leigos é algo que deve ser feito de alguma forma por nós. A sociedade tem que saber que nós temos autonomia e eles também, para realizar uma consulta a qualquer momento.

Acredito também que a partir do momento que o paciente descobrir que vale mais a pena um serviço de maior qualidade e resultados àquele massificado e superficial que vemos nas clínicas do Brasil, ele não vai se prender ao plano de saúde. Ele vai preferir a qualidade. Para isso temos que mostrar qualidade. Temos que acabar com essa imagem de superficialidade que os serviços massificados fizeram da nossa profissão. Fisioterapia é tratamento, Indispensável, e não uma opção.

Responder esta

Olha, acredito que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo.
A cada ano mais e mais profissionais se formam e são inseridos nessa "corrida frenética" de conseguir alguma fonte de renda e estabilidade trabalhando com a fisioterapia.

Entretanto, com muito esforço (e isso não é fácil!!!) e interesse por parte do fisioterapeuta, ainda existem condições de se diferenciar em meio a tantos profissionais, buscando aperfeiçoamento (cursos, pós, etc.) coerente com as atuais necessidades da sociedade. Creio que o reconhecimento da importância que a fisioterapia tem nos cuidados da saúde depende em muito dessa iniciativa.

Concordo com os colegas: a divulgação da fisioterapia para as pessoas em geral (inclusive os leigos) é um caminho que deve ser amplamente explorado. Diante de tantas dificuldades sociais e ecônomicas que os brasileiros tem passado nos últimos anos, as pessoas precisam ser esclarecidas da eficãcia e importância de nosso trabalho (e ninguém melhor para fazer isso que os próprios fisioterapeutas), pois somente dessa forma, os pacientes poderão se dispor a pagar (ainda que com dificuldades) por um tratamento se tiverem certeza de que valerá a pena, tendo em vista que na maioria dessas pessoas estão cansadas de ir à clínicas por longos períodos e não ter suas expectativas respondidas. Elas estão decepcionadas com a fisioterapia realizada em que cada profissional precisa atender 6, 7, 8, 10 ou mais pacientes ao mesmo tempo.

Não creio tudo seja uma tarefa fácil, mudar a concepção das pessoas sobre algo que elas pensam entender (mesmo que entendam de forma equivocada) é sempre bem complicado.
Mas creio que isso é uma das poucas (e grande) oportunidades do fisioterapeuta conquistar lugar no mercado de trabalho nos dias atuais.

Responder esta

Eu acredito que o reconhecimento profissional está diretamente atrelado aos resultados que você obtêm. Ter bons resultados te traz um maior número de pacientes e consequentemente a possibilidade de ir aumentando seus honorários.
Mas para ter bons resultados é preciso ter qualidade e qualidade só com dedicação.
É fundamental estudar muito e aprofundar-se na área que for sua paixão.
Vale lembrar que o posicionamento pessoal marca os pacientes e outros profissionais da saúde.
Porém não tem muito jeito, todo começo é difícil.
Mas acredite é possível ganhar MUITO bem com fisioterapia...para nossa sorte...

Responder esta

tambem acredito que com determinação e com comprometimento com a profissão e possivel sim se destacar e obter um retorno financeiro com isso, mas infelizmente tenho encontrado um pensamento muito pessimista entre os fisioterapeutas, ja ate me disseram que sou uma condenada a morrer de fome, quando entrei pra faculdade, mas nao desisto pq amo a fisioterapia e sei q com esforço, estudo e dedicação posso chegar la sim, e com a fisioterapia. Esta em nossas mãos o reconhecimento de nossa profissão

Responder esta

Isso mesmo Carolina, não desanime, os pessimistas normalmente são os desapaixonados pelo que fazem. Descubra qual é a área da fisioterapia que mais te deixa feliz e invista nela.
Abraço,
Rogério

Responder esta

É, não é fácil ser um fisioterapeuta hoje, pq a nossa profissão está um pouco banalizada.. Não vai ser fácil mostrar, não só para os leigos o que é e o valor da Fisioterapia, mas fazer com que os profissionais " médicos ", tb percebam a importância da fisioterapia como complemento do tratamento, que vejam como indispensável para a reabilitação completa do seu paciente. Não são todos que veêm dessa forma, e preferem agir por conta própria a procurar a nossa ajuda. Mas, já foram grandes as conquistas da nossa classe, o que nos levar a acreditar que ainda existe sim, um lugar ao sol.. vamos nos especializar, fazer a nossa parte, não sermos apenas mais um. Com certeza conseguiremos.
Rogério Queiroz said:
Eu acredito que o reconhecimento profissional está diretamente atrelado aos resultados que você obtêm. Ter bons resultados te traz um maior número de pacientes e consequentemente a possibilidade de ir aumentando seus honorários.
Mas para ter bons resultados é preciso ter qualidade e qualidade só com dedicação.
É fundamental estudar muito e aprofundar-se na área que for sua paixão.
Vale lembrar que o posicionamento pessoal marca os pacientes e outros profissionais da saúde.
Porém não tem muito jeito, todo começo é difícil.
Mas acredite é possível ganhar MUITO bem com fisioterapia...para nossa sorte...

Responder esta

Concordo com todos, mas o depoimento do Rogério, ao meu ver, foi o mais adequado. O reconhecimento por partes dos clientes e consequentemente o retorno financeiro está diretamente atrelado a qualidade dos serviços que oferecemos e é claro que para atingir um nível satisfatório de qualidade requer muitas horas de estudo, prática e dedicação. Um abraço a todos.

Responder esta

Obrigada

Responder esta

Carolina, o mercado de trabalho esta complicado pra qualquer área, a nossa é mto complicada devido os planos d saude q pagam pouco e q quase nunca pagam nem o fixo da nossa profissão.
Em cidades universitarias e de grande porte como a minha esta complicado mais ainda pq as pessoas nao saem pra outros polos e ficam por aqui mesmo. O pior é q muitos cobram mto pouco pelo trabalho oferecido nao valorisando seu proprio trabalho

Responder esta

Responder esta

RSS

© 2009   Criado por Ricardo no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo